top of page
Buscar
  • Foto do escritorPaulo Cardoso

Carisma

Atualizado: 24 de ago. de 2020

Para gente começar a falar desse tema tão legal, eu quero deixar dois pontos muito claros pra você:


1) ninguém é carismático o tempo inteiro.

2) carisma não é inato. É uma ferramenta apreendida.

Então já quebra logo de cara esses dois tabus aí na sua cabeça: primeiro é que você pode ser tão ou mais carismático do que aquele seu amigo ou líder que você tanto admira. E outra: se você ainda não é ou acha que não leva jeito pra ser, esquece isso: você pode “virar” uma pessoa cheia de carisma e a gente vai te dar umas pistas práticas pra você seguir e chegar lá.

Afinal, quem não quer um empresário, um líder ou um candidato cheio de carisma? Eu quero! É claro!

E não é atoa esse querer.


Numa definição bem basicona, carisma é uma habilidade de conseguir encantar, persuadir, fascinar e até seduzir um outro indivíduo, através da sua forma de ser e agir. A palavra significa “graça”. E para tudo agora pra você prestar atenção nessa outra definição: é sério. Tá lá no dicionário!

No sentido sociológico, carisma é autoridade, fascinação irresistível exercida sobre um grupo de pessoas, supostamente proveniente de poderes sobrenaturais.

Será que obama, ayrton senna, gandhi, o papa francisco eram tinham ou têm poderes sobrenaturais? Claro que não. Mas eles tinham ou tem esse jeito de levar a gente a se sentir tão bem, tão acolhido, tão parte do que eles fazem e falam, que parecem sim, ter vindo de outro mundo.

O carisma é uma baita ferramenta de poder. Mas sabia que só é possível você exercer esse carisma treinado com certas pessoas, em certos contextos e o mais importante: quando você estiver disposto a isso. Aprenda desde já: não dá pra dizer “eu sou carismático”, mas eu “estou carismático”. O apertar esse botão de liga e desliga nem sempre é fácil e quase sempre é involuntário, mas dá pra treinar. Dizem que marlin monroe fazia isso o tempo todo, com a maior facilidade do mundo. Mas ela era a merlin monroe, né?


O que você precisa saber é que o carisma aumenta muito em você a possibilidade de conquistar, de motivar e de mobilizar pessoas como você nunca fez antes e de ter resultados nunca obtidos antes.


39 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page